Inicio »
» VIVA A VIDA !
VIVA A VIDA !
QUERO VER JESUS! – Fiz meu primeiro Cursilho em 1974, fui fazer por curiosidade: O que é Cursilho? O que se faz lá? Passar quase 4 (quatro) dias encasulado? E a cerveja do final de semana e outros compromissos com os amigos e familiares?. Pensei bastante e incentivado pela minha esposa, topei participar. O que o amor não faz...?
Lá chegando observei que tudo era diferente do mundo profano, muitas orações, cânticos, reuniões, refeições e bastante alimento espiritual (palestras).
De repente apareceu uma pessoa bastante conhecida na cidade, e que já tinha exercido o Sacerdócio, era o Professor Dorival de Freitas, que proferiu uma brilhante meditação intitulada “Os três encontros com Cristo” e entre outros encontros o que me chamou mais atenção foi o aquele magnífico encontro que Zaqueu teve com Jesus.
Disse o palestrante naquela oportunidade que Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos, e trabalhava para os romanos.
Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração.
Jesus entrava em Jericó e atravessou a cidade, quando Zaqueu soube que Ele estava lá. Entretanto não conseguiria vê-lo, pois era de pequena estatura, e era grande a multidão.
Então, correu adiante e subiu numa árvore a fim de vê-lo, porque certamente Jesus passaria por ali. De acordo com as escrituras Jesus chegou àquele lugar, olhou pra cima e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”
Então Zaqueu desceu depressa e o recebeu com grande alegria. Muitos que viram a cena murmuraram, dizendo que Jesus estava se hospedando na casa de um homem pecador.
E Zaqueu, se levantou e disse a Jesus que havia resolvido dar aos pobres a metade dos bens dele, e se alguma coisa roubou de alguém, iria restituir quatro vezes mais.
Nesse momento Jesus disse a Zaqueu que “Hoje houve salvação nesta casa, pois também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”
Zaqueu enfrentou obstáculos para ver Jesus. Na vida surgem obstáculos mas não devemos desistir de seguir Jesus. Vemos que a intimidade de Zaqueu, para receber Jesus em sua casa, Zaqueu teve de descer de sua àrvore, revelando sua baixa estatura perante Jesus e a multidão.
Para sermos abençoados por Jesus, precisamos largar nosso orgulho e reconhecer nossas falhas. Descer d sua àrvore!
Depois que Zaqueu conheceu Jesus, abandonou o pecado, a riqueza, o orgulho, e decidiu viver de forma honesta.
Interessante é que Jesus acha Zaqueu em cima da àrvore e o chama pelo nome. Assim acontece conosco, Ele sabe quem somos, o que fizemos, e que fazemos.
Acredito que Zaqueu tenha aceitado ser um cobrador de impostos por ganância, mas, depois da ilustre visita, o seu dinheiro passou de motivo de ódio para um instrumento de bênçãos, especialmente aos mis pobres.
Jesus continua nos buscando “pelo nome”, nos transformando de dentro para fora e nos usando para abençoar o próximo.
Quando achamos que estamos buscando a Cristo, na verdade, é Ele quem nos busca. O palestrante encerrou sua mensagem sendo aplaudido!
Após longos anos, o cantor e compositor Regis Danese, fez um grande sucesso no ano de 2010 com a música ZAQUEU “ Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder, só pra te ver, olhar para ti e chamar a sua atenção para mim.
Eu preciso de ti Senhor, eu preciso de ti, oh! Pai. Sou pequeno demais, que dá a tua paz, largo tudo para te seguir.
Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas... Ensina-me a ter santidade, quero amar somente a ti, porque o Senhor é meu bem maior, faz um milagre em mim”.
Viva a Vida!
Luiz Moreira Castro
Participante do Movimento de Cursilhos da Cristandade – Diocese de Ilhéus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.