segunda-feira, 29 de junho de 2015





9 divertidos truques escondidas na busca do Google


Se existe alguma coisa fascinante na cultura da internet são os chamados “easter eggs” (ovos de páscoa) virtuais. Mensagens ocultas que são piadas para alguns e mensagens implícitas para os entendidos que têm a virtude de irromper em um espaço marcado pelo cotidiano e pela rotina. Como a busca do Google.

A ideia de plantar truques e piadas ocultas para somente os seres de mente engenhosa descobrirem vem de muitos anos atrás, desde que Diego Rivera se pintava em seus quadros, ou Alfred Hitchcock que aparecia como figurante em seus filmes. A presença de algo tão grande e massivo como a internet fez com que as pessoas transportassem as brincadeiras de Rivera e Hitchcock para a era digital.

O Google, a maior empresa da internet do mundo, não deixou passar a oportunidade de incluir vários truques em sua ferramenta de busca. Talvez você já conheça alguns delas, mas, aqui vão 9 divertidos truques que o Google esconde em sua ferramenta de busca.

#9 “Do a Barrel Roll”

“Do a Barrel Roll” faz referência a uma manobra aérea acrobática em que o avião dá uma volta completa sob seu eixo (360º). Dito isso, fica fácil de imaginar o que acontece quando digitamos “Do a Barrel Roll” no Google.

#8 Tilt
9 divertidos truques escondidas na busca do Google


“Tilt” ou “Inclinado” é um truque não recomendado para os obcecados por simetria. O mesmo truque pode ser observado googleando “Askew”.

#7 A resposta definitiva à pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais

Está é uma referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias, a popular franquia de ficção científica que começou como uma comédia de rádio e seu grande sucesso fez com que virasse uma saga de livros, uma série de televisão, videogames e um filme.

No programa de rádio, na primeira novela, é criado um computador superinteligente chamado Deep Thought para que se obtenha a resposta definitiva à pergunta sobre o universo e tudo que o circunda. Depois de mais de 7 milhões de anos Deep Tought tem a resposta: “42”.

Ele explica que, se a resposta parece ridícula, é porque quem a criou não sabia exatamente qual era a pergunta. A referência pode ser observada buscando no Google “answer to life, the universe, and everything”.


#6 Anagrama

Uma piada bastante comum e espirituosa em torno da busca da palavra “anagrama”. Um anagrama é uma palavra que se forma com as mesmas letras de outra palavra, como o clássico exemplo “Amor e Roma”. Se você buscar “anagram” no Google ele vai te perguntar se você quis dizer “nag a ram”. O divertido é que provavelmente quem realiza a busca quer saber o que de fato significa anagrama, algo que é respondido diretamente através da piada.

#5 Festivus

Festivus é uma celebração-paródia que acontece no dia 23 de dezembro como uma alternativa satírica à celebração do natal, seus costumes, ritos e o desenfreado consumismo da data.

Originalmente, era uma tradição familiar inventada pelo roteirista de televisão Dan O’Keefe, que incluiu o “festivus” em um episódio de Seinfeld, introduzindo a sátira na cultura popular.

A celebração inclui a “Ceia Festivus”, a "Exibição de Desgostos" e a "Demonstração de Força", além de eventos completamente cotidianos serem atribuídos como "Milagres Festivus". O símbolo da celebração - em lugar da árvore de Natal toda decorada com luzes e enfeites - é um simples poste de alumínio sem nenhum tipo de decoração. Esse último pode ser visto ao buscar “Festivus” no Google.


#4 Homenagem a StarCraft

Se existem duas coisas que combinam muito bem juntas são os “easter eggs” e os aficionados por jogos de computador. StarCraft é um jogo de ficção científica militar lançado para Windows em 1998, e tinha como principais vilões uma raça de aliens em forma de inseto, chamados de Zerg.

O Google decidiu incluir uma referência aos aficionados pelo jogo na busca por “ZergRush”. De maneira similar aos aliens de StarCraft, os “terríveis “O’s” do Google saltam pela tela apagando todos os resultados da busca.

#3 Como era o Goggle em 1998?

Se alguma vez você já se fez essa pergunta, a resposta aparece ao buscar “Google in 1998”.

#2 Buscas no Youtube

Youtube não é Google, mas a companhia foi incorporada pela empresa em 2006 e também utiliza o motor de busca do Google para criar divertidos efeitos.

Quando o fenômeno do “Harlem Shake”, que por sorte já acabou, estava e seu apogeu, era possível buscar “Do The Harlem Shake” no YouTube e se surpreender com o resultado.

Outra busca divertida no YouTube tem a ver com a inevitável referência a Star Wars, que não pode faltar. “Use the force, Luke”.

#1 Breakout

Outra coisa que combina com os fissurados em jogos de computador e também com os nostálgicos. E, quando falamos de jogos e nostalgia, não podemos deixar de falar dos jogos do Atari.

Breakout foi um dos mais célebres deles (que depois ganhou um famoso “derivado” chamado Arkanoid).

Esse truque secreto ficou em último lugar da lista porque sabemos que se você buscar “Atari Breakout” no Google Imagens, você perderá os próximos minutos (ou horas) jogando.
9 divertidos truques escondidas na busca do Google

0 comentários:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.