sábado, 4 de abril de 2015

A terceira 'Lua de sangue' em menos de um ano vai acontecer na manhã deste sábado (4).  O fenômeno não poderá ser visto no Brasil. Mas, quem estiver no oeste dos Estados Unidos, em parte da Oceania ou da Ásia Oriental poderá contemplar o eclipse lunar total.

(Foto: AFP)

Segundo a Nasa, o fenômeno começa às 7h16 (horário de Brasília) de sábado. Às 8h58, a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra. O espetáculo, contudo, será rápido: nos locais em que será possível observá-lo, o eclipse total deve durar apenas 4 minutos e 43 segundos.

Será neste momento que a Lua ficará com a cor avermelhada, efeito que rende ao eclipse o apelido de 'Lua de sangue'. A cor característica tem origem na passagem dos raios solares pela atmosfera da Terra, dispersando a luz vermelha e laranja.

Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)

Avião passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos Estados Unidos, em outubro.
(Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)

Segundo o astrônomo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do curso de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, a peculiaridade do fenômeno se deve ao fato de ele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos.

"Isso é uma coisa bem rara de acontecer. O último aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo está previsto para 2032 e 2033", diz.

O primeiro ocorreu em abril do ano passado, o segundo em outubro e o terceiro deve ocorrer neste sábado. Segundo especialistas, a quarto 'Lua de sangue' deve acontecer em 28 de setembro.

correio


0 comentários:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.