Mais de 2.600 pessoas se candidataram, em Ilhéus, aos 19 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma demanda que superou as expectativas e provocou a antecipação do encerramento das inscrições do dia 08, quinta-feira, para esta segunda-feira, 04. Os cursos mais procurados foram o de Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Montador e Reparador de computador e Operador de computador.
O objetivo do programa é incluir no mercado de trabalho famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em situação de seguro-desemprego, além de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cursos são inteiramente gratuitos e são resultado do trabalho conjunto, ainda, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Cada aluno receberá material didático gratuito para acompanhar as aulas, e, ao final de cada 15 dias, o valor correspondente a R$ 9 diários para despesas com transporte e lanche. Os cursos têm duração de dois a três meses e irão acontecer na sede do IFBA, na rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo ao campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Adolescentes que estão prestes a terminar o ensino médio e adultos que buscam qualificação profissional foram maioria nas inscrições do programa.
O titular da SDS, Jamil Ocké, considera que o número de inscrições demonstra que a população aceitou bem a iniciativa dos cursos e está interessada em se qualificar profissionalmente. A coordenadora do projeto pela SDS, Cristiane Almeida, assinala que os cursos oferecem aos alunos condições reais de competir no mercado de trabalho, além de atender a demanda das indústrias e novas empresas que serão instaladas em Ilhéus.
secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.