Enviado por Josimar Ferreira de Jesus e Cíntia Mendes
Hoje (11/06/2013) pela manhã, às 10:00hs, compareci no fórum de Ilhéus, para uma audiência de conciliação, onde recebi de um promotor público a proposta de varrer as ruas da cidade durante 8 meses e me dispusesse a prestar serviços públicos, que seria uma forma de condenação sobre a acusação de Perturbação pública.
Aonde e desde quando eu lhes pergunto meus amigos e irmãos de axé, ascender velas para nossos Deuses, incensar o interior de nossas casas, cantar louvores aos nossos Orixás, é Perturbação pública? Se nós temos nossos instrumentos como adjás, atabaques e outros, os evangélicos também têm os seus como microfone, baterias e etc. Por que o incenso da igreja católica não polue o meio ambiente e o nosso polui? Por que pode se abrir igrejas em qualquer lugar da cidade, como existem várias no bairro Hernani Sá, e casas de Axé não? Por que nas granjas pode se sacrificar animais e comercializar normalmente, e no candomblé é visto como arte satânica ou perversidade. Por que os evangélicos podem fazer seus cultos a céu aberto e nós temos que nos esconder, eu tenho 35 anos de idade, sou um cidadão, que cumpro com todos os meus deveres perante a sociedade procurando preservar a minha imagem, pois já tenho meus seguidores dentro do Axé, graças a Olorum, me considero uma pessoa digna e respeitada, pelo meu comportamento, entre meus irmãos candomblecistas e perante a sociedade.
Portanto pergunto a vocês meus irmãos onde estão os órgãos que nos protege? Por que ao invés de guerrearmos e criticar uns aos outros, não nos unirmos para defender nossa causa, já pensou se isso virar moda, e todos os evangélicos acham-se no poder de nos processar?
Imaginem meus irmãos, todas as Yalorixás e Babalorixás, varrendo as ruas de Ilhéus, como punição por cultuar nossos ancestrais, será que esse é o desejo de nossos orixás, nos humilharem publicamente? Onde estão nossos valores.
Não estou no candomblé por um simples capricho, estou por acreditar e ter fé nos meus ancestrais, nos orixás nascidos na África e protetores de nossa terra abençoada, creio acima de tudo na justiça, mas não na justiça humana, mas sim na justiça de Olorum e dos Orixás, tenho fé em Xangô que é cultuado na minha casa com todo respeito e acredito nos meus amigos e irmãos de Axé, que tenho a certeza que não iram me criticar e sim me apoiar, nessa causa que não é minha, mas sim de todos nós.
Olorum Bozifuo pela atenção de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.