Segundo a Organização Internacional do cacau (ICCO) haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos. Isto em virtude de pragas, doenças e envelhecimento das plantações.
"Nós agora temos o que chamamos de um défice estrutural, porque as árvores de cacau estão envelhecendo, assim como os agricultores também estão velhos e os jovens não querem assumir as plantações", disse o Diretor Executivo Jean-Marc Anga, em uma conferência na Indonésia.
A organização espera um déficit de 45 mil toneladas na safra de 2012 - 2013 que termina em setembro. A escassez pode apoiar os preços que caíram 5,4% este ano em Nova York.
De acordo com a Barry Callebaut (maior fabricante de chocolate com sede em Zurique), os processadores estão expandindo sua capacidade de moagem para atender a demanda do mercado. Uma vez que, o consumo de chocolate tem crescido de 2 a 3% ao ano.
Ainda conforme o relatório da ICCO, a demanda mundial de chocolate deverá ultrapassar a oferta nos próximos 10 ou 20 anos. Isto porque o consumo de chocolate nos países produtores de cacau está em ascensão, já que estes estão descobrindo os benefícios do consumo de chocolate, afirmou Anga.
Os dados da Organização também apontam um aumento nas moagens de 1,5% em 2012 – 2013 em relação ao ano anterior, e uma queda na produção de 1,8%. Lembrando que o mercado teve um excedente de 86.000 toneladas em 2011 – 2012.
Para os especialistas do mercado de cacau, este fator deverá valorizar o produto no mercado internacional e consequentemente melhorar o preço pago ao produtor no mercado interno, que está em média R$61,00 – 63,00 a arroba no eixo Ilhéus – Itabuna.
Fonte: Mercado do Cacau com informações da bloomberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.