Independência e Verdade

ENTRE A CRUZ E ESPADA: QUAL SERÁ O DISCURSO DO CANDIDATO DO PT A PREFEITO DE ILHÉUS? MISTÉÉÉÉRIIIOOO!



Escrito por Mirinho Duarte(estivador aposentado, Coordenador do COESO e membro do Movimento Ativista Social – MAS)


Se fizermos uma análise a respeito da influência dos 13 anos do governo LULA/DILMA e dos mandatos de JAQUES WAGNER/RUI COSTA em relação ao PT/ILHEUS, haveremos de concluir que não influíram nem contribuíram, “não fedeu”, “nem cheirou”, basta lembrarmos que o PT mesmo com os poderes de “greiscow” nunca elegeu um prefeito em Ilhéus no seu quase quarentenário de existência.
Não pela falta de bons nomes, mas pelas articulações e estratégias de modo a não prejudicar os interesses dos caciques da alta cúpula dos partidos coligados lá de cima, que sempre mantiveram aqui, em Ilhéus, em estado de subserviência, os seus partidos periféricos sem condições de crescimento, numa competição interespecífica qual a rêmora e o peixe piloto, na disputa pelos restos que lhes deixam os tubarões, no caso partidário em comento, esses restos são os cargos que alimentam os “caciquinhos” a manter esse jogo de toma lá dá cá em prejuízo do nosso município, o que não é somente privilégio do PT.
Um outro aspecto que merece lamentável relembrança é o fato do PT não lançar candidato de Ilhéus à deputado estadual, nem à federal e quando isso aconteceu, o candidato não investiu na sua campanha e pouco permaneceu na sua base, porque o alvo não era a sua candidatura, mas fortalecer outro candidato do seu partido e retirar votos dos seus concorrentes em Ilhéus.
E a prefeito?
A não ser Nelson Simões, candidatura “à vera”, não nos recordamos de outra, concorrendo ao Palácio Paranaguá com chances reais de vitória. O trabalho do PT/ILHÉUS tem sido, como antedito, o de retirar votos dos nossos candidatos a deputados para abastecer candidatos de outras regiões, que nada fizeram e nem fazem pelo nosso município, a não ser retribuir com cargos os supressores dos votos da nossa terra.
E a vereador?
Os vereadores eleitos na história do PT/ILHÉUS sempre obtiveram votos pelos seus méritos, pelo reconhecimento do que alguns fizeram ou fazem junto às comunidades e até pelos discursos falaciosos e “embromáticos”, marca registrada do PT, mas sem a interferência do partido, mesmo porque, o partido nada tem a oferecer a não ser o discurso repetitivo.
Qual o ilheense, independente de matiz partidária, que não terá orgulho de ver e ter Enilda Mendonça como Vereadora, pelo reconhecimento e confiança no seu já comprovado trabalho, pelo respeito, pela sua responsabilidade e zelo profissional, pela demonstrada garra na defesa dos interesses da sua briosa categoria de professores, além da sua condição de mulher guerreira? Então, uma vez eleita vereadora, quem terá elegido Enilda Mendonça, os seus méritos, o seu trabalho, ou a sua filiação ao PT? Poxa: Reflitamos, racionalmente, sem paixões!
E o candidato a prefeito pelo PT/ILHÉUS, qual será o seu discurso?
Acolher a tese do LULA LIVRE para defender o velho e genuíno discurso do socialismo petista, ou assumir, na contramão desse socialismo, o petismo socioneoliberal do governador Rui Costa?
Se a tese for a do LULA LIVRE, obviamente, baseado nos princípios da legalidade, da ética, da moralidade, os seus defensores serão convocados a provar que LULA É INOCENTE.
Mas, se na contramão desse socialismo petista de essência o candidato a prefeito assumir o discurso socioneoliberalista do governador Rui Costa?
Aí, o candidato deverá prestar contas da desativação e das consequências dessa desativação de 106 leitos e dos atendimentos: ambulatoriais e os de média e de alta complexidades, serviços prestados pelo Hospital Regional Luiz Viana Filho, em quatro décadas, salvo engano, a 12 municípios, em troca da promessa da construção de um hospital materno-infantil, com apenas 90 leitos que não saiu da Ordem de Serviço; terá de explicar o “milagre da multiplicação do atendimento” do Hospital Regional Costa do Cacau que foi projetado, conforme Plano Básico Ambiental – PBA do Porto Sul para atender a 27 municípios do litoral sul e Rui Costa, “o Milagroso”, estendeu esse atendimento para 70 municípios e bem mais, se o discurso focar na “petelização” do porto sul, dentre inúmeros pontos polêmicos a serem esclarecidos, destacam-se a “marcha ré” dos acordos descumpridos pelo governo acerca das indenizações dos lotes da comunidade de Juerana e a indagação, sem resposta, sobre a cidade problema que se transformará a nossa Ilhéus, se não rediscutida imediatamente, antes do início das obras, a problemática do empreendimento bimodal porto sul/fiol.
É incrível a criatividade do PT/BA na luta pela sua sobrevivência. Arrota valentia, inventa, atropela a humildade, nega a moralidade, subestima a legalidade, se posiciona contra tudo e contra todos, mas na hora “do pega prá capar” e do “arrocho”, encolhe o “seu aquilo rôxo”, empalidece o seu vermelho ostentação, desfigura a sua estrela e para confundir, se encorpa no mimetismo e num ato “ecleticamente antagônico” adere ao discurso do inimigo criando o SOCIONEOLIBERALISMO como a mais nova forma de governar a Bahia, sistema que consiste no corpo socialista do PT vestido e comandado pelo espírito neoliberalista da direita.
Por acaso existe outra explicação o alinhamento do governador Rui Costa com ACM Neto para aprovar a reforma da previdência do servidor público do Estado da Bahia? Será Lula a favor dessa Reforma? ACM Neto está sorrindo de “orelha a orelha” qual a largura de um sambódromo por onde desfilará o PT cantando o tema do seu samba enredo: “O Socioneoliberalismo da esquerda e a queda do Partido Vermelho no apagar do brilho da sua estrela”.
A nosso ver, O PT/ILHÉUS hoje funciona como um saco vazio, um corpo sem espírito e qual o “José”, personagem do Poema de Carlos Drummond de Andrade, sem teogonia, já não consegue convincentemente manter viva a tão contada, cantada e decantada história enganosa acerca da origem dos seus deuses – Lula, Wagner, Palloci, José Dirceu, etc – quando comparada às divergências internas recaídas nos discursos das correntes socialista de LULA e da socioneoliberalista de Rui Costa, além do envolvimento no maior de todos os esquemas de corrupção que já se registrou até aqui em nosso país, mas, insiste, com a chave nas mãos, abrir as portas do nada, para reencontrar o nada do que foi, em lugar nenhum.
Pela via da consciência o candidato petista a prefeito de Ilhéus não tem hoje um nome da alta cúpula do seu partido, no qual possa se espelhar como modelo de embasamento e construção do seu discurso capaz de convencer o eleitorado ilheense para exitosamento da sua candidatura.
MAS, ENTRE A CRUZ E A ESPADA, AFINAL, QUAL SERÁ O DISCURSO DO CANDIDATO A PREFEITO DO PT PELO MUNICÍPIO DE ILHÉUS? Como o PT faz milagres, aguardemos o deslinde do mistério.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios