A Câmara Municipal de Ilhéus debateu na sessão desta terça-feira, 15, a situação dos acidentes que estão ocorrendo nas praias da cidade. Veículos como: motos, bicicletas, triciclos, automóveis de passeios, estão transitando sem nenhuma fiscalização e ocasionando diversas ocorrências no litoral. O vereador Jailson Nascimento (PMN) foi o autor do requerimento para que a temática fosse discutida no plenário do Legislativo.
Estiveram presentes para o debate, o Comandante Argolo, representando a Marinha; Almerindo Martins, chefe dos Salva-Vidas de Ilhéus e a senhora Dinalva Mendes, que foi responsável pelo relato de um acidente que envolveu sua neta e uma moto que trafegava indevidamente por uma praia do norte da cidade. A criança foi atropelada no último dia 22 de abril e teve uma série de consequências como: afundamento do crânio, perda de dentes e escoriações em várias partes do corpo. “Minha neta chegou a ficar alguns dias na Semi-UTI, tamanha foi a gravidade do acidente”, lembrou Dinalva.
O Comandante Argolo lembrou que os estados e municípios devem fiscalizar suas orlas, a marinha pode atuar apenas dentro dos mares e rios. “Temos 45 municípios no litoral e colaboramos com todos dentro do Projeto Orla, mas também aguardamos que as prefeituras implantem seus planos de gerenciamentos costeiros, avaliando os critérios de tráfegos de veículos e embarcações”, disse.
Já Almerindo Martins ressaltou que os Salva-Vidas não tem poder de policia. “Temos informado os acontecimentos, tem área que não alcançamos e no norte por ser mais difícil não temos como fazer muito coisa. Não sei por que as praias daqui são utilizadas para passeios de animais e veículos, a medida urgente seria uma ação conjunta proibindo o trafego de veículos nas praias. O que pode ser feito é ligar para o 190, não temos competência para apreender veículos e sim para socorrer banhistas”, lembrou.
O vereador Jailson Nascimento lamentou a falta de um representante da secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito. “Vamos sentar para traçar um plano que coíba o trafego de veículos nas praias ilheenses, a situação merece certa urgência nas medidas. Deixo também registrado o descaso que o Executivo tem com as situações da cidade, um tema importante como esse não teve um representante sequer da Segurança, Transporte e Trânsito”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.