Independência e Verdade

Em contagem regressiva pra eleição 2020 é o que temos pra hoje de pré candidatos.



Resultado de imagem para jerberson josue


Faltando 1 ano pra eleição de 2020, em Ilhéus esta tudo aberto.
Hoje, os principais grupos que detém as prerrogativas com maiores possibilidades de vitória, são, o prefeito Mário Alexandre  na busca por sua reeleição.
No grupo do ex prefeito Jabes Ribeiro, [que pode ser o ex vice prefeito Cacá, o próprio Jabes, o ex presidente da Câmara Municipal de Ilhéus o advogado Joabes Ribeiro, e existe quem queira o deputado estadual Eduardo Salles].
A outra força emergente é o empresário Valderico Júnior, que segue no corpo a corpo em sua campanha tentando trilhar o caminho eleitoral vitorioso do pai.
Porém, não se pode descartar novidades.
O empresário Nilton Cruz, que hoje tem apoio dos deputados Rosenberg Pinto, Josias Gomes, Jacó, Jorge Solla, e do senador Wagner, entre outros nomes da política estadual, ao ser confirmado e identificado como o candidato do PT, a campanha do empresário Nilton Cruz tem a tendência de criar um corpo e volume.
Outra pré candidatura que promete é da advogada Lu Cerqueira, que segue em crescente volume e aceitação, vide suas mídias socais e de apoiadores que tem declarado apoio.
Outros concorrentes qualificados também no pleito temos, o vice prefeito Nazal, o ex secretário e ex vereador Alcides, o professor Reinaldo Soares do IBEC. Ainda ouvimos sendo citados, nomes  como da secretaria de estado e ex reitora da UESC a médica Adélia Pinheiro.
Certamente o PSOL também terá um candidato, bastidores apontam como possibilidades de ser Moacir Pinho ou Jorge Luiz, que em 2012 teve 23 mil votos e ficou em terceiro lugar. O PC do B tem o bancário Rodrigo Cardoso como seu pré candidato. A zona sul tem garantido Cipá, que foi candidato a deputado estadual e teve boa votação na zona sul. Um dos entusiastas da candidatura de Cipá é o ex vereador Gildo Pinto. O ex deputado federal e suplente de senador Bebeto Galvão voltou ao cenário eleitoral de Ilhéus, o tempo dirá quais reais intenções do experiente líder sindical.
O ex candidato a deputado federal pelo PSL, o advogado João Barros, se coloca como também pré candidato a prefeito de Ilhéus.
Outros nomes são citados nos cantos da cidade por si próprio ou por seus amigos.
O carioca Thiago Martins, Luciano Melgaço, Carlinhos Freitas, Manoelito Poentes, Adriana Nassif, Marcelo Bandeira, Ten coronel Marcelo Barreto, dr Rui Carvalho, dr Mesaque, Uaquim, dr Marcos Flavio, Franklin Deluzio, dr Jorge Viana, Alisson Mendonça, Abobreira, Paulo Ganem, dr Fabiano Resende e até o nome do ex deputado federal e ex vereador Roland Laving. São nomes citados nos bate papo sobre eleições, que querem ou são lembrado apenas.

O eleitorado ilheense que sempre deixou pra decidir em quem votar  só na reta final da campanha, parece muito desinteressado em política eleitoral por hora. Vide qualquer pesquisa mostrar mais de 80% de eleitores não ter candidatos ou não saber. Cada candidato tem usado as armas que tem a seu alcance, seja o prefeito com a máquina, ou os demais concorrentes, no corpo a corpo e nas redes sociais ou mídia local. Ainda é muito cedo pra cravar quem vai ganhar ou quem tem mais chances, o que ta claro e evidente é que ta tudo aberto, e que qualquer nome pode aparecer e ``roubar´´ a cena.

Hoje na proporcional devido as novas regras eleitorais, poucos partidos apontam ter condições de eleger vereadores. Os mais organizados são PSD, PP, PT, PODEMOS. Porém o PDT , PSB e PV, não se pode ser deixado de lado como agremiações com chances de obter êxito no pleito 2020. Isso não quer dizer que os demais partidos não consigam atingir o objetivo também do quociente eleitoral. Partidos menos expressivos e sem holofotes, caso estejam se organizando nos bastidores, é possível alcançar o quociente, mas, é muito difícil. Em Ilhéus o eleitor não costuma dar sinais muito antecipado do que pretende fazer, nem deixa pra última hora. Cabe aos pré candidatos, seja a prefeito ou vereador, estarem atentos ao que pensa e quer o eleitor ilheense.  Outro detalhe importante são as abstenções, nas últimas eleições tivemos 30% , que no pós recadastramento deve cair pra 15%. Com 120 mil eleitores, 100 mil são votos a serem disputados, pelos candidatos. O pré jogo ta rolando e escancarado. Quem tiver atento que se ligue!
Esse mês uma nova pesquisa deve ser feita, aguardaremos a divulgação, pra ter uma noção do movimento que faz o eleitorado ilheense.


Observações minha:
Eu coloquei todos esses nomes, inclusive os que alguns julgam sem condições ou chances de serem nem candidatos, no pós eleição de Bolsonaro para presidente da república, qualquer cidadão com seus direitos políticos garantidos pela justiça eleitoral, tem chance de ser eleito a qualquer cargo eletivo no Brasil, ainda que seja um fato inusitado. Essa é MINHA OPINIÃO, mas, respeito os que pensam diferente. Não sou eu quem vai dizer quem pode ou não ser candidato, nem tolher o sonho das pessoas.


Eu sou Jerberson Josué, um estudante e observador na escola da vida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios