Independência e Verdade

Ilhéus capacita profissionais para vacinação em 2017


Em atenção ao cumprimento do novo calendário da campanha de vacinação de 2017, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu a capacitação e atualização de enfermeiros, vacinadores e técnicos da área a fim de aperfeiçoar as práticas de imunização. O evento aconteceu, no auditório da Central de Assistência Farmacêutica, no último dia 28.

 

A iniciativade capacitaçãodos profissionais é feita de acordo com as normas atuais do Ministério da Saúde, com base no novo calendário de vacinação para adultos, crianças e idosos, e nas diretrizes da campanha de vacinação de 2017. “Isso se refletirá na qualidade da assistência prestada aos nossos usuários”, destacou a superintendente Técnica e de Planejamento da Sesau, Sonilda Melo.

 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Brito, “dentre as mudanças trazidas em 2017, neste novo calendário de vacinação, estão quatro vacinas, como a do HPV, meningite, DTPA (coqueluche) e hepatite A”. Ela explica que essas alterações serão aplicadas durante a campanha de vacinação, que acontecerá entre 17 de abril a 20 de maio.

 

Os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos, de Ilhéus, estão sendo convocados pela coordenadoria de Imunização do Departamento de Vigilância à Saúde,para comparecerem aos postos de saúde e receber vacinas contra o HPV e meningite. “Não só as meninas de 9 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, serão vacinadas contra o HPV. Os meninos tambémforam incluídos neste novo calendário. Em 2020, a faixa etária dos meninos será ampliada”, destacou a coordenadora Valquíria Cardeal.

 

Já a vacina contra a meningite foi ampliada até aos quatro anos de idade, e para os adolescentes de 12 a 13 anos. A vacina DTPA contra coqueluche para mulheres em gestação foi antecipada da 27ª para a 20ª semana, para prevenção dos bebês. A hepatite A também ampliou para até quatro anos, quando anteriormente atingia até aos dois anos de idade.

 

O dia D de mobilização da campanha de vacinação de 2017 será na data de 6 de maio, sábado. Em Ilhéus, o número de locais de vacinaçãoneste dia será ampliado, e a previsão é de que 40 salas estejam disponíveis para garantir o acesso da população, principalmente os idosos.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios