Independência e Verdade

Natal e Black Friday 2015 já são focos de golpes; entenda


O Natal está chegando e, antes dele, a Black Friday promete diversas promoções para quem precisa de uma ajudinha na hora de comprar presentes. No entanto, é bom ficar de olho em criminosos que podem se utilizar das promoções de final de ano para aplicar golpes.

Com intenção de fazer boletos falsos, clonar cartões e inclusive instalar programas que interceptam dados nos computadores das possíveis vítimas, os hackers divulgam supostas ofertas tentadoras e geralmente o fazem através de propostas 'exclusivas' no e-mail.

Segundo a Kaspersky Lab, uma empresa responsável por segurança online e antivírus, uma mensagem disfarçada de cartão virtual de Natal é capaz de instalar um trojan no PC do usuário. Uma mensagem específica monitorada desde o dia 3 de novembro trazia um botão de download do arquivo que geraria um falso boleto no momento em que o usuário fizesse alguma compra.

(Foto: Divulgação)

“O boleto corresponde por uma grande parcela nas vendas dos varejistas on-line, em algumas lojas cerca de 40% das vendas usam este meio de pagamento. Essas pessoas são o alvo dos cibercriminosos que desenvolvem o vírus do boleto, que continua ativo e deve aumentar seus ataques neste fim de ano”, explicou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, em entrevista ao site TechTudo.

Para evitar este tipo de ataque é importante ficar atento a promoções recebidas por e-mail e que trazem produtos com preços baixos demais. Caso a oferta anuncie que o produto está disponível em determinado site, o recomendado é que se abra o endereço em questão e se verifique a veracidade da informação.

Ao efetuar o pagamento de qualquer compra online, também é necessário verificar se o site é seguro e usa endereço https, com o cadeado verde. Ainda segundo o TechTudo, uma boa dica também é evitar fazer compras virtuais quando tiver o seu aparelho conectado a redes públicas de WiFi.

iBahia.com

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios