Independência e Verdade

Diocese de Ilhéus divulga programação especial para o Dia de Finados


Com o objetivo de reverenciar os fiéis falecidos, a Diocese de Ilhéus, por meio da Paróquia São Jorge, preparou uma programação especial alusiva ao Dia de Finados, lembrado em todo o país na próxima segunda-feira, 2 de Novembro. Segundo o ecônomo - responsável pelas finanças, da Diocese, Padre Aldemiro Sena dos Santos, a programação será realizada no domingo, 1º, e na segunda-feira, 2, na Igreja Nossa Senhora da Vitória e na Catedral de São Sebastião.

De acordo com o Padre Aldemiro Sena, as celebrações serão iniciadas na Igreja Nossa Senhora da Vitória, no Alto Teresópolis, a partir das 19 horas de domingo (1º) com a Missa da Vigília de Finados. O ato religioso incluirá Via Sacra, 20 horas, Adoração ao Santíssimo, 20h50min, Reflexão, 21h20min, Jogral, 21h50min, Reflexão, 22h10min e Encerramento, às 23h50min.

A programação prossegue na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, com a realização de quatro missas: em memória dos falecidos do município de Ilhéus, às 7 horas, Igreja da Vitória; em memória das religiosas e religiosos, leigas e leigos consagrados, bispos e presbíteros e dos que morreram prematuramente, 10 horas, Igreja da Vitória; em memória dos falecidos da Paróquia de São Jorge, às 10 horas, na Igreja da Vitória, com celebração do Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli; e em memória dos mártires de ontem e de hoje, 19 horas, na Catedral de São Sebastião.

Cemitérios - A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), está promovendo uma série de intervenções nos cemitérios do município. Além manter os espaços em boas condições, o trabalho visa proporcionar um maior conforto para as pessoas que visitarão o túmulo de seus entes queridos na próxima segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados.

De acordo com o titular da Secsurb, César Benevides, 42 operários participam da ação, que inclui serviços de limpeza e melhorias no sistema de iluminação. “Realizamos regularmente a manutenção dos cemitérios do município. No entanto, em virtude da importância do Dia de Finados para as famílias brasileiras, nesta época do ano, eles recebem uma atenção especial”, afirma.

Entre os principais cemitérios, que contarão com missas durante o feriado, estão dos bairros Salobrinho, Nelson Costa/Pontal, Basílio, Couto, e o da Vitória, localizado no Alto Teresópolis.

Plenitude - “Para a Igreja Católica, o Dia de Finados não é um feriado qualquer, mas, sim, uma belíssima oportunidade de rezarmos pelos entes queridos que se foram e que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta ao século V, mas foi no século XIII que o 2 de Novembro passou a ser o Dia de Finados”, explica o Padre Aldemiro Sena dos Santos.

Ainda de acordo com o padre, a Igreja Católica sempre celebra aquilo que provém de uma tradição, de uma experiência de fé no seio da comunidade cristã. Segundo ele, Santo Isidório de Servilha lembrou que o fato de oferecer orações e sufrágios pelos mortos é um costume tão antigo na Igreja que pode ter sido ensinado pelos próprios apóstolos. “A Igreja de Cristo é peregrina, purgativa e triunfante. No Dia de Finados, refletimos sobre a esperança que deve brotar no coração dos cristãos, os quais são convidados a não parar na morte, mas a enxergá-la na perspectiva da ressurreição de Cristo”, completa.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios