Passaporte brasileiro está 64% mais caro; validade foi ampliada de 5 para 10 anos

O passaporte brasileiro terá nova versão, lançada nesta sexta-feira (10). Dentre as mudanças está a validade do documento, que passa de 5 para 10 anos. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a medida, o Brasil estará alinhado com o padrão adotado em outros países.

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O novo passaporte comum eletrônico brasileiro terá prazo de validade de 10 anos
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O Brasil está se alinhando com o padrão internacional nesta questão. Estávamos tendo um grande acúmulo de pedidos de expedição de passaporte e de renovação e não havia sentido manter uma tradição que não é seguida no mundo”, disse o ministro. 

Com a mudança na validade, os itens de segurança foram reforçados. Foi adotado outro padrão de criptografia para a assinatura digital, para aumentar a segurança dos dados gravados no chip.

A capa, além de um novo visual, possui também uma imagem invisível fluorescente. Segundo o ministro, quem ainda tem o modelo antigo poderá fazer uso do documento até o fim da validade.

agencia brasil

COMPARTILHAR:
← Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

Segurança Publica

TJ-BA

Correios

COELBA

EMBASA