Independência e Verdade

Câmara aprova o projeto de Lukas Paiva de implantação de bocas de lobo inteligentes


Vereador Lukas Paiva.

Vereador Lukas Paiva.

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou o Projeto de Lei nº 084/2014 de autoria do vereador Lukas Paiva (PMN) que dispõe sobre a Implantação de “bocas de lobo inteligentes” nos logradouros da cidade, como forma de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas e mau cheiro que vem tirando o sossego dos ilheenses.

O vereador lembrou que o projeto foi uma iniciativa dos alunos do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev) e que o mesmo projeto passou por algumas adequações, principalmente por ter produto similares que vem sendo testado com sucesso em algumas subprefeituras de São Paulo e em cidades do interior, que tem um gasto mensal de 150 mil reais com a instalação de 15 mil bueiros, investimento que seria muito menor em Ilhéus, cidade de médio porte. Outra visão da instalação é que o material retirado dos bueiros inteligentes terá um destino melhor, a reciclagem.

Na justificativa da apresentação do projeto apresentado na Câmara, Lukas Paiva explicou que o sistema é composto por um filtro e um software, este último para identificar e gerenciar a situação dos bueiros e bocas de lobo. O filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido. Cada cesto contém um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade para a limpeza da cidade.

Para o vereador Lukas Paiva, a instalação dos bueiros não soluciona por completo as inundações, mas vai diminuir muito o impacto das fortes chuvas, principalmente no centro de Ilhéus. Durante a sessão que discutiu e aprovou a proposição, o vereador alertou que o projeto ainda pode ser vetado pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP), já que ele é vereador de oposição, fato que fez o gestor vetar quase todos os projetos apresentados pelo parlamentar, mesmo com a anuência da Câmara .

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios