Uma manifestação do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, do qual Crismélia está presidente, contra a atitude do Makro Atacadista de só pagar o reajuste salarial e o retroativo após o arquivamento da CCT 2013/2014 no site do MTE, aconteceu na manhã de ontem(09), a porta da empresa .
Acontece que o MTE negou o protocolo da referida convenção, sob alegação de que o presidente do Sindsuper (sindicato patronal) foi substituído e o substituto foi eleito por aclamação. Motivo pelo qual o órgão não aceitou a CCT.
Vale ressaltar que a empresa adotou a mesma posição em toda o estado, tendo em vista que o sindicato patronal representa as empresas do ramo em toda a Bahia. Assim, apesar da data base da categoria ser 01/03 e a CCT celebrada com o Sindicato dos Comerciários de Ilhéus prevê que o pagamento do valor retroativo seria pago junto com a folha de maio/2013, o Makro foi a única empresa que se recusou a cumprir a convenção, alegando que a mesma não pode ser considerada porque não foi protocolada junto ao MTE. Há que se esclarecer que todos os outros supermercados, hipermercados, mercados, mercearias, etc, já reajustaram os pisos salariais com base na convenção e já pagaram o retroativo à data base, somente o Makro estava se recusando.
Após inúmeras tentativas, inclusive com uma reunião na sede do sindicato, onde prepostos da empresa confirmaram a posição da empresa de que só pagaria após o arquivamento da CCT, só restou ao sindicato dos comerciários promover um manifesto na porta do estabelecimento, impedindo a entrada de automóveis no estacionamento. Com tal expediente, a direção do atacadista reconsiderou e, através de acordo, devidamente assinado, comprometeu-se a quitar o débito em até dez dias. A direção do sindicato submeteu a proposta à aprovação dos trabalhadores que concordaram com o prazo.
Por fim, é importante frisar que o sindicato dos comerciários teve o apoio dos demais sindicatos filiados à Força Sindical - Sintepav, Portuários, Taxistas e Sindfesba, bem como dos trabalhadores rodoviários, aliados à central Força Sindical.
ASCOM com imagens Michele Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.