A unidade de pronto atendimento da dengue, anexa ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, já está preparada para ser reativada e atender a população nos casos mais graves da doença. O serviço público é o resultado da ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional, e já conta com equipamentos e medicamentos necessários para realizar atendimentos com qualidade, aguardando o final da greve dos agentes de endemias deflagrada no mês passado.
A secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, afirma que as unidades básicas também estarão preparadas para receber os enfermos, e ressalta que o mais importante é o trabalho de promoção da saúde, com a colaboração da população e os agentes de endemias em campo detectando os locais de maior proliferação do mosquito e combatendo sua infestação. “Estamos com tudo arrumado, material e medicamentos necessários, precisamos apenas da colaboração dos profissionais”, declara, lembrando que a prefeitura honrou os pagamentos do mês de janeiro com todos os benefícios assegurados.
Lira – A secretária ressalta também que o município, em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), já disponibilizou o suporte necessário para que seja iniciado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), como veículos, equipamentos, medicamentos e profissionais.
Assim que os agentes comunitários e de endemias retornem ao trabalho, o levantamento quantitativo será imediatamente iniciado. Em outubro do ano passado, Ilhéus apresentou incidência de infestação no valor de 6,3%, índice seis vezes maior do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. O levantamento é feito a partir de uma amostragem. O sistema de informática escolhe, de forma aleatória, alguns municípios, que são visitados para a coleta do material potencialmente contaminado e, por meio de amostragem, o índice de infestação é levantado.
secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.