O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete, na tarde de quarta-feira, 6, o vereador Alzimário Belmonte (Gurita) e as delegadas Ângela Lopes e Márcia Cristina Rezende, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Durante a audiência, entre outros temas de políticas de defesa da mulher, foi discutida a construção de uma sede própria da delegacia em uma área do município.
Atualmente, o órgão encontra-se sediado em um imóvel alugado, localizado na avenida Soares Lopes. Ângela Lopes, delegada titular, explicou que a cada cinco anos o contrato expira, demandando tempo para encontrar outro local apropriado.
O prefeito Jabes Ribeiro solicitou o levantamento dos terrenos que atendam aos requisitos apresentados e que, na sequência, seja oficializado o pedido com as necessidades específicas da Deam. Durante o encontro, foram debatidas também propostas para potencializar políticas públicas voltadas à mulher em todos os âmbitos, e não apenas no contexto da violência.
“Diariamente, nos deparamos com problemas que não estão relacionados apenas com a violência física, mas também à falta de escolaridade, acesso à saúde e um maior suporte para a independência financeira das mulheres”, salientou a delegada. Ângela Lopes destacou que as políticas públicas são imprescindíveis ao aparato que a mulher necessita para desempenhar o seu papel de cidadã autosuficiente. No ano passado, foram registradas mais de 2.200 denúncias em Ilhéus, envolvendo crianças, adultas e idosas.
O vereador Gurita garantiu que o Legislativo Municipal irá intensificar a adoção de ações voltadas para a mulher, pois entende que os ilheenses precisam ter suas reivindicações atendidas. A implantação de um Centro de Referência da Mulher também foi outra proposta apresentada pelas delegadas ao prefeito. O equipamento fortalecerá o trabalho de prevenção, orientação dos pleitos e apoio em todos os aspectos sociais.
secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.