Independência e Verdade

Todo mundo continua assistindo televisão? De jeito nenhum!


Internet-TV
Pois é… Pode ter demorado um pouco, mas finalmente aconteceu. Até mesmo a grande maioria dos jornalistas especializados em mídia não consegue mais negar algo que não deve mais ser encarado como um fenômeno, e sim como uma tendência: pela primeira vez na História brasileira, a audiência da internet superou a da televisão.
Sim, é isto mesmo. A cada dia, milhares de brasileiros vêm mudando os seus hábitos e, de uma maneira absurdamente crescente, passam a trocar o tempo dedicado a TV por um período cada vez maior na frente do computador. Baseado em um estudo seríssimo realizado pelo Interactive Advertising Bureau do Brasil, chegou-se ao resultado inequívoco de que a internet é hoje o tipo de mídia mais consumido no país. Estima-se que tenhamos mais de OITENTA milhões de internautas. É este é um número que, reafirmo, não para de crescer.
Navegar pela internet é hoje a atividade primordial de toda a população em seu tempo livre, não importando a faixa etária, a condição socioeconômica e até mesmo a região em que a pessoa viva. Nem vou citar que é a mídia mais popular em qualquer lugar – trabalho, escola, em casa etc — porque aí já é “chover no molhado”, como dizia minha saudosa mãezinha, a gloriosa Dona Irene.
Pesquisas feitas por órgãos mundiais sérios já dão estimativas de que até 2015 seremos inundados por mais de 350 milhões de aparelhos que permitem conexão direta entre televisão e internet, como é o caso do recente Apple TV. Com isto, pode apostar que a realidade vai demonstrar algo muito diferente da medição da audiência no Brasil, que hoje mostra aquilo que o espectador está assistindo em tempo real. Afinal de contas, muita gente faz uso de uma facilidade presente nos sistemas de TV a cabo: gravar para assistir depois, o que também é uma nova realidade.
O engraçado é que a vertiginosa queda na quantidade de aparelhos de TV ligados só não mudou o cotidiano de um universo: o das agências de publicidade. Elas continuam destinando as verbas de seus clientes para as grandes redes de TV, principalmente porque recebem de volta parte dos investimentos, como uma “bonificação” pela veiculação, algo conhecido no meio como “BV”. É lógico que isto explica porque o Brasil é, no mundo inteiro, o país que em que o maior volume de verba publicitária é despejada na televisão. Sabia disto? Não, né? Pois é, ainda tem gente que pensa que publicitário é trouxa…
A verdade é que morreu o hábito de assistir a TV o tempo todo. O público deixou de ser um mero refém da constante exibição de produtos das grandes redes de TV, a ponto de não consumir mais as atrações e produtos que são diariamente empurrados para dentro de suas casas.
No final, pode apostar: esta tendência não tem volta. Ainda mais com as medidas que ampliam cada vez mais o acesso a banda larga e a popularização dos smartphones da vida, não tenho a menor dúvida de que vivemos hoje os primeiros passos de uma incrível revolução.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios