E-mail recebido e publicado na íntegra.
Caro amigo bom dia!
Volto a este conceituado blog denunciar o que vem acontecendo na Escola Municipal Marianne Eckes, no São Miguel.
Já há aproximadamente 60 dias que a escola, que para os moradores do bairro era digna de elogios e gozada de bastante respeito e admiração de todos, que se encontra em total abandono.
A escola hoje se encontra na parte da tarde apena com 2 (dois) professoras contratadas trabalhando em uma única sala, nos dois turnos (matutino e vespertino) e com uma única didática para o ensino dos nossos filhos, Filmes.
É de segunda a sexta-feira só filmes para os nossos filhos. Ai pergunto à secretária Marlúcia Rocha:
-É com esse conteúdo pedagógico que será feita a reposição das aulas na escola?
E não para por ai não, amigo.
A merenda escolar é servida dia sim dia não e não é por causa de escassez de alimentos não é por simples e pura incompetência da Diretora da escola, a Sra. Márcia Helena, que simplesmente desapareceu, a bastante tempo, da escola e a merenda, a prefeitura manda para a escola do Savóia para que de lá a diretora envie para o São Miguel e a mesma não o faz.
Há bastante tempo estamos esperando a Sra. Márcia Helena aqui na escola do São Miguel para tentar conversar com a mesma em relação a esta situação e até agora nada. Enquanto a vice-diretora, também só aparece quando quer e somente na parte da tarde e ficamos sabendo que ela ensina, no turno matutino, em uma escola particular da cidade.
Resumindo caro amigo, estamos todos entregues às traças.
Gostaríamos que a Secretaria de Educação nos desse uma explicação para tudo isso.
Desde já agradeço mais uma vez a atenção e peço que divulgue essa denúncia, preservando meu nome e o meu e-mail, pois fico com medo de represálias para com meu filho que estuda na escola.
Mãe de aluno
O espaço está aberto para o(s) citado(s), assim querendo, manifestar-se o seu direito de resposta.
A imagem ilustrativa corresponde a fachada da referida escola no Bairro do Savóia.
Isso é coisa pra o Ministério Público. Vou transcrever alguns artigos do ECA....Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
ResponderExcluirParágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Todas vez que o direito da criança e do adolescente for negligenciado por ação de pais ou responsáveis, professores, Estado ou demais órgãos, entra o Conselho Tutelar, como órgão advocatício na defesa desses direitos, caso não consiga acionar o o Conselho, deverão os pais acionar o MINISTÉRIO PÚBLICO, procurar a Promotora da Vara da Infância, inclusive com cópia dessa denúncia publicada no blog, relatando todos os fatos e por fim, solicitar providências.
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
§ 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente....Bom dá uma lida e procurar urgentemente o MP.
Pena que mesmo com esse tipo de denuncia, não acontece nada com a direção da escola. Essa escola esta abandonada a muito tempo, até o próprio prefeito ( JABES) já sabe do que deixa de acontecer lá. É revoltante!
ResponderExcluirSou moradora do São Miguel já a 12 anos e poucas vezes vi essa diretora na escola. Ouço muitas reclamações e eté que fim resolveram fazer essa denuncia. Que bom é hora de acordar!
ResponderExcluirEssa situação já tá acontecendo a mais de 3 anos e nada foi resolvido. Fiz uma denuncia no conselho municipal de alimentação e nada aconteceu. Cadê você agora ENILDA Mendonça? Resolva!
ResponderExcluirOs alunos do São Miguel estão nessa situação a muito tempo, mas acho que as denuncias não são levedas a sério nem pela secretária de educação, nem pelo sr. prefeito. Eles não estão nem aí pra nada!
ResponderExcluirNós pescadores do bairro estamos trites com essa situação, nossos filhos sofrem com esse descaso total da diretora da escola. Será que ela deita e dorme?
ResponderExcluirGostaria de saber da secretária de educação se esse tipo de procedimento da diretora Marcia Helena está correto. Pois, outras denuncias já foram feitas e nada aconteceu. É esse modelo de escola que nossos filhos merecem?
ResponderExcluirSou moradora do bairro e vejo o completo abandono da Escola Mariane Eckes. Precisamos nos unir para dar um basta nisso. Chega de tanta incompetência!
ResponderExcluirSou professora e não sabia que a greve pode ser paga apenas colocando filme para os alunos. Assim fica fácil pagar uma greve, caras colegas.
ResponderExcluirSenhora secretária de educação, seria bom fiscalizar as escolas no pagamento da greve. Nos sábados os alunos não estão indo, vai valer? Os alunos do São Miguel vão ficar no prejuízo?
ResponderExcluirCompreendendo determinadas críticas, mas é fácil criticar a distância, pois é muito importante o acompanhamento dos filhos na escola, e não simplesmente encaminhá-los como se os professores fossem "babás", é raridade nos ambientes escolares a presença de um responsável acompanhando o seu filho, principalmente quando se trata de uma escola inserida numa comunidade em que os alunos moram próximos as unidades, dessa forma torna-se contraditório criticar o que não se vê, principalmente em relação a prática pedagógica de um professor. Uma didática através de filmes diariamente considero sim inapropriada, mas é necessário levar em consideração algumas abordagens teóricas por meio do lúdico, que uma aula planejada com objetivos pedagógicos através da exibição do filme numa percepção positiva e contextualizada não é "perca de tempo", pois existem milhares de filmes no mercado cinematográfico, permitindo uma variedade de títulos e temas, basta encontrar o que poderá auxiliar o professor em seu trabalho e o contexto em que está inserido. Portanto, antes das críticas a um trabalho de um profissional, faz-se necessário e imprescindível o cumprimento do papel de cada um na sociedade, seja como pai, mãe, filho, professor, aluno (...) E cidadão.
ResponderExcluirEssa diretora é do tipo invisível,do tipo que aparece quando quer. Já fui várias veze na escola e nunca encontrei com ela no local. Na escola só encontramos a cozinheira as professoras e a zeladora. Assim fica fácil levar o nome de "diretora".
ResponderExcluirDiretora, se não dar pra fazer um bom trabalho, pede pre sair. Fica a dica.
ResponderExcluirE mais uma vez não vai dar em nada, sabe porque a diretora Márcia tem uma amiga diretora que é cunhada de Jonhn Ribeiro que vai pedir por ela e ela vai continuar. Porque Marlúcia Rocha é apena Figurativa quem manda mesmo na Seduc é Jonhn Ribeiro. Estou sabendo que ao invés de Márcia Helena ser punida ela vai ser é beneficiada,pois para aliviar para ela Malúcia vai passar o anexo do São Miguel para a Escola Barra de Itaipe. Tá bom desse jeito. Então endemos que o bom mesmo é ser ladra, corrupta, irresponsável... Aguardem só para ver!.
ResponderExcluirEsse comentário de 21:38 só pode ser de uma professora safada! Quem é vc para falar dos pais. Um bando de irresponsável que não ensina nada para as crianças é o dia todo sentada e os meninos assistindo desenho de luta e guerra. Coloque seu filho para estudar nessa escola sem vergonha.
ResponderExcluirEla não aparece na escola porque la tem um rodizio entre elas cada uma faz o seu horário. Tem gente que fala que se a diretora sair sai também porque fica 08 dias sem aparecer na escola e ela não coloca falta. È tudo cheio de vícios. E a diretora ganha no mole so aparece quando quer tem gente lá pra responder por ela,
ResponderExcluirO negócio é mudar de direção colocar uma pessoa que tenha responsabilidade e compromisso com a educação só assim acabam com os problemas. Fica a dica.
ResponderExcluirÉ MUITO TRISTE SABER Q ISSO VEM ACONTECENDO NA EDUCAÇÃO. SÓ POSSO LAMENTAR.
ResponderExcluirTrabalhei na Secretaria de Educação na época que o anexo do São Miguel foi criado, atendendo um pleito dos próprios moradores, acompanhei o esforço da Sra. Márcia Helena para conseguir doações de todo o tipo uma vez, que a Prefeitura não dispunha de recursos, ela própria se encarregou da limpeza do local da arrumação do ambiente para que fosse possível transformar uma estrutura inapropriada em uma escola. Acredito ser lícito e justo reivindicar por nossos diretos, no entanto, devemos também cumprir nosso papel como cidadãos. Fiquei pensando o por quê a diretora não foi procurada, toda escola faz reunião com os pais, exatamente para que eles sejam ouvidos em suas reclamações, atribuir incompetência é extremamente fácil, será que estamos também cumprindo nosso papel como pais? Fica a pergunta.
ResponderExcluirOlá Caros Leitores, Amigo blogueiro e ANÔNIMO!
ResponderExcluirVenho por meio deste espaço aberto a qualquer pessoa, expor minha opinião sobre esse depoimento dado por uma pessoa anônima que por algum motivo está falando mentiras sobre o que vem ocorrendo na Escola Municipal Marianne Eckes. Acredito que a "mãe" (anônimo), não tem frequentado as reuniões e muito menos tem estado presente na vida escolar de seu filho. Pois, meu filho todos os dias tem recebido merenda nesta mesma escola, ressalto que nos últimos dias a merenda dada tem sido comida ( Arroz, macarrão, carne moída, frango...). Atualmente, so tem a sala de meu filho em funcionamento e com dois professores, logo não vejo problema algum nisso. Acredito que a pessoa anônima que fez essas declarações maldosas está apenas com algum tipo de perseguição PESSOAL com a diretora Marcia. A diretora tem sido presente na escola, inclusive foi feita uma reunião aberta para os pais no dia 19/12. Acho que o caro anônimo não esteve presente na reunião para expor suas ideias e questionamentos.
Caro Blogueiro, peço para que se atente mais para esse tipo de depoimento. Pois, esse tipo de informação errada pode acabar com a credibilidade desse blog, que tem bom reconhecimento entre todos.
Obrigada!
Valéria Queiroz você está dizendo isso porque você falta 15 dias não dá atestado e suas faltas não descem. Tira férias não sei quantas vezes no ano. É 15 dias em janeiro é no carnaval é no são joão é todo mês é a maior bagunça. Então não só você mas como todas que estão aí estão morrendo de medo de Marcia Helena incompetente sair e vocês perderem as regalias com a nova diretora que ira chegar. E quanto o que ela fez para abrir o anexo foi ela que quis pensando em aumentar o porte da escola e a Gratificação dela. Se não guenta por que veio. Saia e dê oportunidade para outra tem muita gente ai na educação competente e com vontade de trabalhar.
ResponderExcluirNão é a primeira vez que sai podridão dessa diretora e a Secretária Marlúcia Rocha abafa. Essa será mais uma. O Santo de Marcia Helena é forte.
ResponderExcluirEngraçado e ridículo ver os comentários sobre a diretora do Marianne Eckes e seus funcionários. Acho que alguém quer tomar o seu lugar ou de algum funcionário desta humilde escola. A escola passa por situações de total abandono sim, por parte do poder público e pela comunidade, exemplo ( quando chove a sala da educação infantil virá uma lagoa). Na época da greve de 2013, a informação que as professoras do São Miguel estiveram foi que abririam e fechariam escola, dar conta da sala de aula, servir merenda, lavar os pratos, a limpeza, etc, e nisso foram informadas que a comunidade estarei em "parceria" com a escola. Essa parceria nunca obteve! Com relação a merenda escolar, todos os dias tem lanche e bem gostoso. Pais que nunca foram na escola saber sobre seu filho e ficam em contradição em uma medíocre denuncia. Isso é coisa de quem não tem o que fazer!
ResponderExcluirSou Psicopedagoga clínica e também já trabalhei em algumas escolas no município de Ilhéus, inclusive no São Miguel. Com relação aos filmes, posso dizer com propriedade que não só é importante a inclusão de filmes, como é essencial em algumas aulas, desde que, tenha coerência com o conteúdo a ser socializado pois trata-se de melhorar a percepção cognitva do aluno em fazê-lo compreender através das imagens ou a história em si a lição de moral ou até mesmo a ligação do mundo até então fictício para o mundo real. Parabéns professora pela criatividade e percepção do lúdico no ensino. Vale ressaltar, que a escola não é lugar de atritos, e sim, discussões em favor de sua melhora e nesse processo inclui também a participação dos pais nos conselhos que inclusive, deve registrar em ata as datas e assuntos das reuniões. A escola deve ser assistida por professores, pais e COMUNIDADE.
ResponderExcluirSou Psicopedagoga clínica e também já trabalhei em algumas escolas no município de Ilhéus, inclusive no São Miguel. Com relação aos filmes, posso dizer com propriedade que não só é importante a inclusão de filmes, como é essencial em algumas aulas, desde que, tenha coerência com o conteúdo a ser socializado pois trata-se de melhorar a percepção cognitva do aluno em fazê-lo compreender através das imagens ou a história em si a lição de moral ou até mesmo a ligação do mundo até então fictício para o mundo real. Parabéns professora pela criatividade e percepção do lúdico no ensino. Vale ressaltar, que a escola não é lugar de atritos, e sim, discussões em favor de sua melhora e nesse processo inclui também a participação dos pais nos conselhos que inclusive, deve registrar em ata as datas e assuntos das reuniões. A escola deve ser assistida por professores, pais e COMUNIDADE.
ResponderExcluirInfelizmente isso virou um monte de criticas sem fundamentos e que não levarão a nada, simplesmente porque são criticas de uma só pessoa ( e a mesma trabalha no local kkkkkkk, por pura inveja a criatura critica uma gestora sendo ela também responsável pela gestão escolar. ) A equipe gestora falha quando não se faz presente na unidade escolar, com isso os professores acabam fazendo o que querem, chegam a hora que querem e acabam passando filmes inapropriados para a turma, sem conteúdos pedagógicos. ''D. Márcia todas essas criticas são resultados de suas atitudes doceis e maleáveis, essa mania que a senhora tem de ser boa com todo mundo faz com que se torne ingenua, mude, pare de acreditar que os que te abraçam são seus amigos e veras que esses comentários irão acabar, nenhum deles foram feitos por pais de alunos, mas, sim por seus colegas de trabalho, BOM TRABALHO, BOA SORTE.
ResponderExcluirRealmente, Marcia Helena é uma pessoa dócil e maleável, mas só com as pessoal que ficam puxando o saco dela. Com tudo isso podemos afirmar que essa diretora é incompetente, sem dúvida nenhuma!
ResponderExcluirMarcinha, acorde cedo e exerça sua função de diretora, cumpra com suas obrigações e não deixe que outras pessoas façam seu trabalho. Só assim você não dará espaço para detonarem sua gestão.
ResponderExcluirNão é a primeira vez que a Escola Marianne Eckes aparece em BLOGS, já é a terceira vez. Professora Malú analise os acontecimentos. Tá na hora de tomar alguma atitude! Não acha?
ResponderExcluirSou professora e já trabalhei na Escola Marianne Escke e quero alertar a diretora. Você trabalha com uma inimiga do seu lado. ACORDE!
ResponderExcluirDiretora Marcia, o que será que a senhora fez para ser bombardeada dessa forma? Já sabe a resposta? Converse com seus botões e saberá.
ResponderExcluir