Independência e Verdade

Bispo de Ilhéus convida comunicadores


Um coquetel vai marcar o encontro do bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli, com os comunicadores das cidades que formam a Diocese. O evento será às 18 horas de quarta-feira (dia 16 de maio), no salão da Catedral São Sebastião, situada na Praça D. Eduardo, Centro, com o objetivo de celebrar o 46º Dia Mundial das Comunicações que este ano tem como tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
Todos os comunicadores, educadores e acadêmicos estão sendo convidados a participar. A proposta do Bispo é proporcionar um momento de reflexão com os comunicadores em relação a sua práxis e os desafios da cibercultura. A Diocese de Ilhéus celebra, no proximo ano (2013), cem anos de criação com o tema: o que vimos e ouvimos nós anunciamos (1Jo 1,3), cuja a programação vem sendo efetivada deste 2011.

Há 46 anos a Igreja celebra no domingo da Festa da Ascensão do Senhor, o Dia Mundial das Comunicações. Criado a partir de uma determinação do Decreto Inter Mirifica, documento do Concílio Vaticano II, o 1º DMC foi celebrado em 1967. “Com esta iniciativa, proposta pelo Concílio Vaticano II, a Igreja, que "se sente intimamente solidária com o gênero humano e com a sua história", quer chamar a atenção dos seus filhos e de todos os homens de boa vontade para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, que são uma das notas mais características da civilização moderna”, disse o papa Paulo VI na primeira mensagem sobre a data. “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema para o próximo 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo Papa Bento XVI, que será celebrado no dia 20 de maio de 2012. No pensamento do Papa, o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração. O silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não há dualidade entre “Silêncio e Palavra”, mas complementaridade entre ambos os termos que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-as fecundas no serviço da nova evangelização. “Silêncio e palavra” nos convocam a uma reflexão sobre o silêncio fundador, este que se relaciona irrevogavelmente com a Palavra. Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão. “Silêncio e palavra” são recursos que possuem uma base sólida capaz de nos conduzir à comunicação plena. Desejamos a todos que o Dia Mundial das Comunicações seja comemorado e celebrado com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa, cada vez mais, a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios