Independência e Verdade

Deputada apresenta Moção pelos 124 anos de emancipação de Una


O município de Una, no Sul da Bahia, está completando neste sábado, dia 02 de agosto, 124 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data e homenagear a cidade, a deputada estadual Ângela Sousa(PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Congratulações pelo aniversário de Una, destacando a história, os investimentos realizados nos últimos anos e a importância do município para o desenvolvimento regional.

Ângela Sousa também apontou uma série de obras, serviços e melhorias que tem buscado para o município junto com a prefeita Diane Rusciolleli, através de ofícios, indicações e audiências com o governador Jaques Wagner e com os secretários estaduais. Na lista de solicitações estão a pavimentação no bairro Marcel e o asfaltamento da estrada que liga o distrito de Colônia à sede do município.

Também foi da deputada estadual Ângela Sousa e da prefeita Diane Rusciolelli a solicitação dos serviços de iluminação pública do povoado de Lençóis, uma obra que já foi concluída e que está beneficiando milhares de pessoas, além de incrementar ainda mais o turismo daquela região.

Ângela Sousa também destacou o empenho que teve para que comunidade pudesse contar mais ônibus escolares através do Programa Caminho da Escola, desenvolvido em parceria pelos governos Federal e Estadual. Tudo isso sem contar com as solicitações de melhorias das estradas vicinais para atender as comunidades do interior de Una e os programas habitacionais que já estão em andamento.

História - Na Moção de Congratulações a deputada estadual ressaltou ainda a história de luta e de vitórias do município. Emancipado em 02 de agosto de 1890, o município de Una surgiu da velha Fazenda São José (antiga Sesmaria), concedida a Maria Clementina Henriqueta pela rainha de Portugal Dona Maria. Em 1860 criou-se a freguesia com o nome de Santo Antônio da Barra do Una.

Em 1890 fundou-se então o município de Una. Supresso em 1923, seu território foi anexado a Canavieiras. Em 1924, restaurou-se o município com sede no povoado de Cachoeirinha. Em 1939, elevou-se a vila à cidade, alterando-se o topônimo para Una. O nome tupi que significa “negro” e os nativos de Una são orgulhosamente chamados de unenses.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios