POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
69ª CIPM/ILHÉUS
RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2013
A necessidade de mensurar alguns índices de criminalidade, a fim de avaliar a prestação de serviço, na área de competência da 69º CIPM torna-se extremamente necessário para fazer uma gestão por meio de indicadores reais que poderá programar e subsidiar o planejamento de táticas para o controle de delito, por meios criativos de prevenção.
Segue relatório comparativo 2012/2013 referente às principais ocorrências da área desta CIPM.
HOMICÍDIO 2013
Os homicídios ocorreram com mais freqüência nos meses de junho e dezembro de 2013. O tráfico e uso de drogas foi, na sua maioria, fator motivador das ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais, tanto na disputa por pontos de venda quanto na cobrança de dividas a usuários.
No mês de dezembro teve um aumento considerável em homicídios motivado pela liberação de detentos beneficiados com o indulto natalino como também com aumento do fluxo de venda e consumo de drogas.
Nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e Ilhéus II, falta estrutura urbana.
A redução de 33,33% dos Crimes Violentos Letais Intencionais se deu pela disposição das patrulhas na área da CIPM, ações do setor de inteligência, a presença de duas novas viaturas, armamento novo, treinamento e fatores motivacionais de todo o efetivo da 69º CIPM.
PORTE DE ARMA DE FOGO 2013
Foram realizadas operações durante todo o ano de 2013 com o objetivo de reduzir a criminalidade, coibir o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outros atos delituosos. Na área da 69ª CIPM temos com críticos os Bairros: Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória e Nelson Costa (Paraguai). O maior êxito nas operações foi o do Pelotão de Emprego Tático Operacional, Pelotão de Motociclista e Pelotão da Urbis juntamente com o setor de inteligência da unidade.
Conforme gráfico abaixo, fica constatado que a apreensão de arma de fogo aumentou 65%.
APREENSÃO POR TRÁFICO DE DROGAS – LEI 11.343/06
O consumo de drogas pode ser considerado um dos maiores problemas sociais no Brasil, sendo mesmo comparado a uma epidemia. Claro está que o uso indiscriminado de substâncias entorpecentes, além de causar danos irreparáveis à saúde do usuário, desestrutura famílias e destrói vidas. Consciente desta problemática a 69º CIPM vem constantemente, reprimindo o tráfico de entorpecentes com o intuito de reduzir a comercialização de drogas nos pontos mais críticos na área de atuação como também realizando ações preventivas como rondas nas escolas. O aumento de 357,14% nas incursões aonde foi apresentado na delegacia indivíduos que praticaram ilícitos lastreados na Lei 11.343 de 23 de Agosto de 2006.
PESSOAS CONDUZIDAS PARA DELEGACIA
O aumento de 11,81% nas conduções para a delegacia se deve a fatores proporcionados pelas melhorias na gestão, ações do setor de inteligência e melhoria no tempo de atendimento das ocorrências.
OBSERVAÇÕES:
PONTOS NEGATIVOS
· Não participação da comunidade de forma efetiva nas denúncias
· Deficiências nas estruturas urbanas (iluminação, limpeza, pavimentação,... ) na zona sul de Ilhéus, principalmente nos pontos critico dos Bairros: Ilhéus II, Nossa senhora da Vitória, Nelson Costa e distritos.
· Veiculo apropriado para realizar o patrulhamento nos 32 km de orla de competência desta CIPM;
PONTOS POSITIVOS
· Duas novas viaturas S10;
· Duas motos CB 300 cilindradas;
· Material bélico novo;
· Reforma e melhorias nos módulos da Urbis e Nossa Senhora da Vitoria;
· Presença de uma viatura para o módulo do Aeroporto;
· Melhorias na Seção de Inteligência.
SUGESTÕES
· É necessário que no verão se reforce o policiamento em todos os dias em decorrência do aumento significativo da população flutuante a área da zona sul, por ter os pontos turísticos mais visitados em Ilhéus e o réveillon mais badalado da cidade.
· Existe muita área de zona rural, o que propicia refugio para elementos perigosos e fugitivos da justiça.
· A aplicação de vídeo monitoramento nos principais pontos críticos e turísticos da Zona Sul, contribuiria em muito para ações preventivas.
ASCOM 69ªCIPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.