Foi iniciado na noite da última quarta-feira (03) mais um Festival Internacional do Chocolate. È a quinta vez que Ilhéus sedia o evento que cada ano consolida a região como produtora de chocolate. O auditório do Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães estava lotado para recepcionar entre outras personalidades o governador Jaques Wagner que mais uma vez falou sobre o fortalecimento da produção regional, a relevância de Ilhéus abrigar um evento de porte internacional, além do preço mínimo do produto. Quem também prestigiou o evento foi o presidente do Sintepav- Ba, Bebeto Galvão, que teceu importantes comentários sobre o fortalecimento da região como produtora do chocolate. “ Além da matéria prima a busca atual é pelo marketing da região. Fomos os maiores produtores de cacau do mundo temos que fortalecer a cadeia produtiva”, disse. Entre as décadas de 80 e 90, Bebeto esteve a frente do SINDICACAU (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Ilhéus e região) e lembrou da luta contra a importação de cacau impedindo assim a perda de postos de emprego.
Bebeto ressaltou ainda que apesar de outras matrizes fazerem parte da economia do sul do Estado como o pólo de informática, o turismo e os empreendimentos que serão instalados como, por exemplo, a ferrovia e o Porto Sul, mesmo assim a produção de cacau e chocolate, na opinião do presidente, deve ser protegida devido a sua densidade. “Temos que lutar pelo preço mínimo do cacau e buscar novas tecnologias para dar suporte aos cacauicultores, além do refinanciamento das dividas geradas no período da vassoura de bruxa”, resumiu Galvão.
O primeiro-secretário do PSB-Ba, Rodrigo Hita, representando a senadora Lídice da Mata, também esteve no Centro de Convenções e ao conhecer o festival falou que a tendência é que Ilhéus seja ainda mais prestigiada. “ A região tem a melhor matéria–prima do mundo e com certeza terá reconhecimento pelo melhor chocolate “, comentou.
O V Festival Internacional do Chocolate & Cacau também terá o Chococine, com exibição de filmes clássicos e documentários sobre o tema e o Planeta Chocolate, um parque temático montado para crianças entre 02 e 10 anos.
Na última edição, o evento reuniu 50 expositores e 15 diferentes marcas de chocolate. Para 2013, são esperados estandes de indústrias, marcas de chocolate fino e artesanal, produtos de cooperativas da agricultura da região, fornecedores de equipamentos e matérias primas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.