Independência e Verdade

Analisando friamente o resultado das eleições em Ilhéus


Com o final do pleito 2014 vejamos como foram os desempenhos dos candidatos a Deputados Estaduais e Federais apresentados pelas principais lideranças políticas em Ilhéus.

Eduardo Salles e Mario Negromonte Junior – Ambos apresentados pelo prefeito Jabes Ribeiro e que teve, de certa forma, uma votação que deixou a desejar e que também reflete o alto índice de rejeição que a atual administração enfrenta na cidade. Eduardo Salles obteve 4.873 votos enquanto Negromonte Junior teve 4.250 votos, o que demonstra claramente que de 81.905 votos válidos na cidade, o prefeito do município não conseguir ao menos 5.000 votos para cada um dos seus candidatos, é sinal de enfraquecimento mesmo.

Pedro Tavares e João Gualberto – Representados pelo vice prefeito do município, Cacá Colchões, esses sim tiveram uma votação um tanto medíocre, o que demostra que os eleitores de Cacá Colchões ainda não esqueceram a aliança, não tão bem quista, com o Jabes Ribeiro no último pleito municipal. E, nem mesmo o fato do Deputado Estadual reeleito Pedro Tavares ser filho de Ilhéus, e ainda ter o vereador Raimundo do Basílio como cabo eleitoral, só conseguiu ter 2.852 votos. Já o então “forasteiro” João Gualberto teve a ridícula votação de 2.485 votos. Realmente ficou feio pra Cacá!

Davidson Magalhães e Aldenes Meira –Tiveram uma votação um tanto quanto ridícula (devido ao grande número de vereadores apoiando-os – 6 no tatoal e todos da base governista). Davidson com 3.580 votos e Aldenes com 1.217. Em conversa com militantes do PC do B sobre uma possível explicação para esse fracasso nas urnas, os mesmos atribuíram à fraca coordenadoria de campanha dos candidatos na cidade e ao abandono de alguns vereadores na reta final de campanha.

Angela Sousa e Josias Gomes – Numa história parceria entre adversários políticos e mais uma vez a Deputada Ângela Sousa mostrando que realmente é uma das maiores lideranças da cidade, foi a mais votada no município com 11.517 votos. Já Josias não consegui uma boa votação obtendo apenas 2.630 votos.

Cosme Araújo e Felix Junior – Como previsto por muitos, o então vereador Cosme Araújo, numa campanha solo, teve uma expressiva votação na cidade com 9.728 votos e de passagem, conseguiu com que Felix Júnior, até então desconhecido, ganhasse 1.725 votos da cidade. Faltou a Cosme, expansão regional.

Bebeto Galvão e Capitão Carlos – Tendo a campanha sido Coordenada pelo ex-vereador jailson Nascimento e o apoio maciço do PSB na cidade (sob o comando do presidente Alcides Kruschewsky), foram o destaque das eleições no nosso humilde ponto de vista. O então desconhecido politicamente Capitão Carlos obteve 2.642 votos, com poucos recursos mas com muita disposição da militância do PSB. Já Bebeto Galvão foi arrasador! Com 26.120 votos (record de uma candidato ilheense à Deputado Federal), e com um jingle fantástico o sindicalista foi realmente o destaque das eleições não só em Ilhéus mas como na Bahia, uma vez que o mesmo foi o único eleito da legenda do PSB-PSL-PPL.

A Guilhotina

←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Os votos de Felix Jr. de Longe foram conquistados por Cosme Araújo, mais sim por Alisson Mendonça que apoiou juntamente com sua equipe de llideranças o candidato!

    ResponderExcluir

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios