Independência e Verdade

Vereador Cosme Araújo apresenta proposição importante para os manguezais da cidade




O vereador ilheense, Cosme Araújo, preocupado com o meio ambiente localizado e, especialmente com os manguezais da cidade, apresentou indicação ao executivo, cobrando ações e advertindo sobre todo o tipo de agressão que vem sofrendo um dos ecossistemas mais produtivos da cidade.

Desde o estabelecimento da capitania hereditária, com a construção do núcleo inicial no Outeiro de São Sebastião do Unhão, até os dias atuais, que os manguezais de Ilhéus vêm sofrendo todo tipo de agressão. “Tais agressões constituem-se especialmente em descarte de lixo, contribuição de esgotos e efluentes industriais e domésticos, sem qualquer tipo de tratamento, pesticidas agrícolas, descarte de pneus velhos, carcaças de veículos, e de eletrodomésticos, enfim todo e qualquer tipo de rebotalho. Todos estes tipos de detritos são lançados pela população da sede, dos distritos, povoados e até mesmo pelos habitantes e indústrias das cidades vizinhas, por onde passam o rio Cachoeira, Almada, Sargi, Mamoam, Acuípe, Cururupe, etc. Todo este lixo, além dos esgotos e efluentes, se acumulou e se acumula ao longo dos anos sem qualquer tipo de providência tomada por qualquer administração anterior. Urge, pois, que a providencia ora indicada seja adotada imediatamente pela administração municipal, que deverá estabelecer programação compatível com as possibilidades financeiras, alocando recursos nos próximos orçamentos”, explica o vereador.
Manguezais. Contribuem para a biodiversidade de relevância mundial, asseguram a integridade ambiental da faixa costeira e são responsáveis pelo fornecimento dos recursos e serviços ambientais que sustentam atividades econômicas. Mas, apesar de sua importância, os manguezais no Brasil são vulneráveis a uma série de ameaças, tais como a perda e fragmentação da cobertura vegetal, a deterioração da qualidade dos habitats aquáticos, devido, sobretudo à poluição e a mudanças na hidrodinâmica, o que tem promovido à diminuição na oferta de recursos dos quais muitas comunidades tradicionais e setores dependem diretamente para sobreviver.
 Assessoria 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios