Vereadores reunidos com Dr. Emanuel - Foto de Alfredo Filho
Os vereadores Jailson Nascimento (PMN) e Alzimário Belmonte (PP), popular Professor Gurita, ambos representantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Ilhéus, visitaram na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, a Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus (COCI). Durante a visita os parlamentares puderam fiscalizar como anda o atendimento no Pronto Socorro da unidade e ter uma reunião com Dr. Emanuel, Diretor Clínico da COCI.
No decorrer da reunião, os vereadores questionaram o porquê do Pronto Socorro não realizar atendimentos no período noturno e durante os finais de semana. “Recebemos várias queixas em nosso gabinete e gostaríamos de saber o que realmente está acontecendo. Temos uma reunião com o promotor Pedro Sampaio e não queremos chegar lá sem entender o motivo real das pessoas não estarem sendo atendidas”, lembrou Jailson Nascimento.
Dr. Emanuel lembrou que um dos motivos para o fechamento do Pronto Socorro em determinados períodos foi a interrupção da verba repassada pela Prefeitura. “Tem 6 meses que a Secretaria de Saúde não repassa o montante destinado a COCI, conseguimos manter o Pronto Socorro funcionando e atendendo a população até o dia 15 de outubro, depois disso não tivemos outra alternativa”, disse. O Diretor Clínico ainda salientou que devido a defasagem da Tabela SUS, os Hospitais se tornam reféns das Prefeituras. “Hoje em dia tem consulta custando 2 reais e 4 centavos, alguns medicamentos chegam a custar 50 centavos. Não temos como manter um Pronto Socorro em pleno funcionamento desse jeito”, garantiu.
Com a suspensão do repasse da Secretaria de Saúde aos Hospitais e Pronto Socorros, o vereador Jailson Nascimento entende que a culpa dos atendimentos estarem suspensos é única e exclusivamente da Prefeitura de Ilhéus. “Todos sabemos que a Tabela SUS é defasada, porém, quando o repasse estava sendo feito o atendimento a população estava garantido. A culpa de todo esse caos na saúde é do Executivo Municipal”, salientou.
Ao final da reunião os vereadores agradeceram a atenção e disposição do Dr. Emanuel em responder aos questionamentos e disseram que um relatório será produzido em breve e entregue ao Ministério Público. “Com esse caos que a saúde está passando, não vai demorar a que o município perca a gestão plena, não podemos deixar isso acontecer”, disse Professor Gurita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.