sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

BOLETIM GERAL

 

PROGRMAÇÃO ILHÉUS FOLIA 2017

Transportes Urbanos 

Durante o ‘Ilhéus Folia’, o transporte coletivo urbano funcionará até às 3 horas da madrugada. A regra, de acordo com a coordenação do evento, não inclui as linhas de acesso à zona rural do município.

 

Avenida Soares Lopes será interditada

A Avenida Soares Lopes será interditada para a circulação de veículos automotores, no ‘Ilhéus Folia’, exceto aos moradores devidamente identificados. Nesse caso, é necessário que cada um apresente qualquer documento que comprove o endereço residencial.

 

 

 

Agentes de trânsito

Com o objetivo de ordenar o trânsito durante o ‘Ilhéus Folia’, o comando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) informou que os agentes de trânsito estarão nas ruas a partir das 7 às 19 horas e das 17 às 3 horas da madrugada, em grupos distintos.

 

Pontos de táxis

Como ocorre em festas populares, a coordenação da folia fará pequenas mudanças em alguns pontos de táxis que funcionam no centro da cidade. “Vamos sinalizar a Rua Bento Berilo, imediações do prédio da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho (antigo Grupo Escolar General Osório), que acomodará um ponto de táxis provisório”.

 

Três zonas de entrada

Para facilitar o acesso do folião à Avenida Soares Lopes, durante a festa, serão montadas três zonas de entrada: nas laterais da Catedral de São Sebastião, na Biblioteca Pública Municipal e pelo calçadão da Rua Jorge Amado.

 

Infraestrutura

A infraestrutura necessária para o ‘Ilhéus Folia’ já se encontra montada. No circuito da festa, entre a Catedral de São Sebastião e o Cine Santa Clara terá lotes de sanitários químicos, área para a venda de bebidas e comidas devidamente credenciada, camarote oficial, atendimento em saúde e o apoio de segurança ao público e foliões das polícias civil e militar, e reforço da guarda civil municipal. 

 

Decoração 

O artista plástico e produtor visual Renato Afonso de Souza (Renart), assinou a decoração do “Ilhéus Folia”. Segundo ele, a decoração exalta os aspectos culturais expressos em cerca de quarenta peças ilustrativas que irão decorar todo o circuito da folia. “Visualmente foram criadas peças inspiradas em personagens carnavalescos épicos, a exemplo de pirrot, colombina, arquelina, dentre outros”, ressaltou Renart.

 

 

Blocos afro e afoxé

Os blocos afro Levada da Capoeira, Leões do Reggae, Guerreiros de Zulu e o Mini Congo vão desfilar neste sábado, 18, no ‘Ilhéus Folia’. Já no domingo, 19, a apresentação fica por conta dos grupos afro Zimbabwe, Yorubá, Zambiaxé, Rastafary e Dilazenze. Além das agremiações afro culturais, o folião pipoca vai curtir também shows de bandas regionais e nacionais que vão se apresentar nos trios elétricos durante a festa.

 

Artistas e bandas locais

Mais de 25 artistas e bandas locais foram selecionadas pela Secretaria de Cultura, através de credenciamento feito por edital, para se apresentar no ‘Ilhéus Folia’. Estão confirmadas na programação da festa as bandas Jacque Barreto, Leonardo Léo e banda, Jane Poeta e Cia., Cartão Postal, Pagofunk, Di Patrão, Swing no Kuarto, 0z Chave queyroz, Violino de Luxo, S2, Musical em Trio, Circuito Fechado e Pretubom. Além de Alana Lima e Banda, S4 & Cia, Batuke Bom, Di Bali, Paulinho Xoxô e Samba da Gente, Top Gan, Eletrikka, Tony Canabrava, Banda Zahra, Musical em Palco, Jah Bless, Itassucy e banda, Banda Musical de Sopro e Percussão, Filhos de Neguinha e Performance e Alegria Amadiana.

 

Baile infantil

No ‘Ilhéus Folia’, o baile infantil terá animação musical por conta da banda Criança Precisa Ser Criança, em palco montado na Avenida Soares Lopes. Este ano, as apresentações serão feitas utilizando quatro trios elétricos, sendo dois da categoria especial, e três mini-trios em sistema de revezamento.

 

Outras atrações 

O carnaval antecipado também apresenta um elenco de artistas e bandas conhecidas no cenário artístico nacional, em variados ritmos, como axé, pagode, arrocha, reggae, entre outros estilos musicais. Na sexta-feira, 17, haverá shows das bandas Timbalada, Adão Negro, Patrulha do Samba, Lordão, O Nyppe e Eletrizaz. Já no sábado, 18, a alegria será comandada pelo som das bandas Papazoni, Patchanka, Duas Medidas, Trio da Huanna, Felipe Scandurras e Mil Verões. E no domingo, último dia da folia, a animação fica por conta de Babado Novo, A Vingadora, Guig Ghetto e Gabriel Levy.

 

 

Telefones para contato:

Secretária de Comunicação Social (Secom) – (73) 3234-4473

 Secretário de Comunicação Alcides Kruchewisky – (73) 9 8105 -8591

Secretário de Turismo Roberto Lobão – (71) 9 9121-5983

Guarda Municipal Comandante Leonardo Bandeira – (73) 9 8205 -2165


0 comentários:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.