Independência e Verdade

Reminiscência



Período décadas de 1950 e 1960.

Um pouco de reminiscência de nossa juventude, todos nós devemos ter história que passamos na nossa vida. Morava com minha família no “Jardim Cruzeiro” bairro situado na Avenida Tiradentes também conhecida como Caminho de Areia, cidade baixa, em Salvador. Morávamos na Rua Rezende
Costa que era transversal da Avenida Tiradentes. Tempo com pouca ação de agressividade e bandidagem permitindo que brincássemos na rua durante o dia e a noite. Após nossos deveres escolares, durante o dia nossa brincadeira era bola, bolinha de gude, fura pé para quem não conhece era um ferro fino (Tipo ponteira, utilizada em obra) com ponta afiada, com impulso dos braços enfiava na terra deixando um furo no chão ligando os pontos dos furos por linha podíamos prender o parceiro do jogo, perdia a vez de jogar quando lançava o fura pé no chão, ele não penetrava no terreno, empinavam arraia ou pipas e outras brincadeiras. A noite as famílias colocavam cadeira na porta de casa conversavam com amigos e vizinhos e os garoto brincavam na rua de se esconder, picula e guerreou. O Papa PIO XII morreu em outubro de 1958, nós morávamos na rua Resende Costa que ficava próxima do bairro de Roma, aos dez anos de idade os conhecimentos de geografia eram escassos. O sepultamento do papa seria realizado em Roma (Itália) para nós Roma era o bairro próximo que morávamos, fui pedir minha mãe para ir ao sepultamento do Papa que aproveitou o momento dando aula de geografia e explicando onde era realmente Roma (Itália). Nessa época não existia televisão, o início da televisão em Salvador foi novembro de 1960. Eu comprava para meu pai o Jornal “A Tarde” todos os dias, tendo dia que os jornais chegava na banca depois das 18 horas devido atraso na impressão do jornal ou engarrafamento na Avenida Frederico Pontes ligação da Cidade Baixa (centro comercial e financeiro da cidade) a Calçada, Roma, Jardim Cruzeiro e outros bairros dessa região. Assim era o dia das crianças nas décadas de 1950/1960. Na década 1960 fomos morar na Rua Monsenhor Basílio, no Bairro de Roma, com habilitação na mão tendo que mostrar a meus pais a minhas qualidade de bom motorista. Minha mãe, Católica gostava de assistir Missa na Igreja do Nosso Senhor do Bomfim, localizada na Sagrada Colina do Bomfim as seis horas da manhã de domingo sendo uma oportunidade de dirigir, ia com minha mãe para assistir a santa missa, ficando a seu lado durante todo culto, tinha uma parte da missa que mais gostava quando o pároco proferia essas palavras “ QUE DEUS VOS ACOMPANHE HOJE E SEMPRE”. Naquela época os sistemas de comunicação- telefone, televisão, fotografia- não eram iguais aos atuais mas a segurança das pessoas eram melhores do que as atuais havendo pouca ação da bandidagem tornando mais seguro a movimentação das pessoas sem ser abordado bandidos.
Atualmente os serviços de telefonia se expandiram com internet sendo atividades de ponta, “TOP”, permitindo comunicações com voz, vídeos e outros apetrechos da comunicação com rapidez e qualidade mais a segurança das pessoas estão fragilizadas pelas ações da bandidagem.

Desejamos bons serviços de comunicações e boa segurança a todos nós cidadãos.

Antoniodantas03@bol.com.br
Ilhéus, 03 de Junho de 2018
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios